O Papa e Mussolini: a conexão secreta entre Pio XI e a ascensão do fascismo na Europa - David I. Kertzer

       Benito Mussolini, antes um socialista radical, rompeu com esta ideologia e estabeleceu o movimento fascista em 1919. O cardeal Achille Ratti foi eleito papa em 1922 ascendendo ao trono de São Pedro como Pio XI.
       Mussolini não nutria nenhuma simpatia pela Igreja e o Papa por sua vez também não gostava do ditador. O que os uniu porém, foram os interesses em comum a concessões necessárias de cada parte para que a outra mantivesse o poder já conquistado ou até que ele aumentasse. Tinham em comum uma personalidade difícil. Autoritários, rígidos, esnobes faziam tremer seus subordinados na iminência de alguma conversa. Não acreditavam na democracia, liberdade de expressão ou associação. A tensão entre eles é mantida sob controle(apesar de na maioria das vezes no limite) pelo subordinados mais próximos que faziam o jogo dos bastidores com panos quentes para que tudo se acertasse em prol do interesse comum de todos os envolvidos(incluindo os dos subordinados mais importantes).
      Nesta leitura viajei no tempo direto para os bastidores, acompanhando os acordos e desacordos políticos de ambos os lados culminando em eventos mais conhecidos, como a Marcha sobre Roma, a assinatura do Tratado de Latrão(criando a cidade do Vaticano), a Guerra contra a Abissínia por território, entre outros. Vi Hitler entrar em cena, as coisas rolarem ladeira abaixo e um pouco sobre o Papa Pio XII, percebendo o que pode ser feito quando se usa estrategicamente crença popular, imprensa e intimidação.
       O autor fez um trabalho muito bom, com uma narrativa simples e dinâmica tornando a leitura prazerosa. Ele é professor de ciências sociais, antropologia e estudos italianos na Universidade de Brown nos Estados Unidos e fez um trabalho de pesquisa de aproximadamente dez anos até a primeira publicação em 2014, recebendo o prêmio Pulitzer em 2015. Em 2017 foi publicado no Brasil pela editora Intrínseca numa edição linda e cheia de detalhes práticos que ajudaram muito durante a experiência literária.
       Para os que gostam de história e para os apenas curiosos, esta é uma obra recomendadíssima! Afinal, história não é apenas decorar datas na escola, certo? 

       Boas leituras!!



Comentários

  1. MUITO bem escrito sobre um tema MUITO interessante. Alguém famoso disse que o único objetivo do poder é conseguir mais poder, não importando se os dominados enxergam o poderoso como salvador da pátria ou porta-voz de Deus. Alguns estudos apontam uma relação forte entre poder e maldade (descrito, por exemplo, em O Efeito Lúficer de Philip Zimbardo). Não vejo metáfora mais apropriada portanto que comparar um chicote com uma farda, ou uma batina. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Adoro história, portanto é um livro que irei ler com certeza, muito boa dica. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Certamente é um livro que traz grande riqueza de detalhes históricos, até então desconhecidos. Quanto mais o homem tem poder, mais poder quer, não importam os meios usados para atingir tal objetivo.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, q assunto interessante!
    EW tem tudo para ser um daqueles livros que vendem d+!
    Hoje em dia, escrever sobre a história é um gênero impressionante. Ainda mais se tratamos de um assunto tão polêmico como esse!
    Acho q vou conferir.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lorena, tudo bem?

    Não conhecia a obra e seu desdobramento, mas depois de ler a sua resenha fiquei interessada. No princípio não é um tema que me deixaria aguçada, mas as suas palavras me despertaram a curiosidade e instigação. Com certeza vai para a minha lista!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É muito interessante mesmo. Os bastidores são sempre mais legais.
      Abraços!

      Excluir
  6. Oi Lorena! Ainda não tinha visto esse livro, mas já quero. Eu adoro história e sempre gostei de saber sobre a cabeça dos ditadores, dos idealizadores. Adoro assistir documentários e, claro, ler os livros. Dica anotadíssima! Parabéns pelo texto. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Menina esse livro deve ser fascinante, gosto demais de livros que esmiúça os bastidores do poder, como as decisões são tomadas, as negociações e interesses políticos, eu acho que o brasileiro devia ler mais esse tipo de livro para saber que politica é muito mais que a superfície que vemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Concordo plenamente. Os bastidores são sempre mais interessantes.
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá!
    Adoro história e achei muito bom saber sobre essa relação estranha, entre um ditador e um Papa. Não sou muito de ler livros assim,mas fiquei bem curiosa! ótima resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Muito foda, fiquei curioso para ler esse livro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário